sábado, 25 de abril de 2009

Impõe-se uma aposta séria na canoagem

Estive esta tarde na Vila de Prado, a ver uma jornada do Campeonato Nacional de Esperanças de Canoagem. Habituado a ver os atletas de Ponte de Lima a ocupar lugares do pódio em praticamente todas as especialidades, fiquei surpreendido porque eles se perderam no meio da concorrência.
Indaguei junto de um grupo de jovens atletas o que se estava a passar, a que se devia tal desastre e logo a resposta veio célere: Com as condições que temos já muito fazemos. Na verdade o Rio Lima, com algas e assoreamento, está uma lástima para a prática da canoagem. É necessário que se não perca o património já conseguido nesta modalidade desportiva de que os jovens tanto gostam e que tão bem de adequa à sua fisionomia e potencialidade física.
O know-how que Ponte de Lima já conseguiu neste domínio não se pode esbanjar Na canoagem são todos de cá: Técnicos e atletas. Até já exportamos técnicos para outras zonas como Abrantes e Portimão, onde esta modalidade é também querida. Além de se tratar de um desporto saudável, natural, que desenvolve as capacidades humanas normais, tem larga projecção nacional.
O desporto associado aos cavalos poderá ter outros méritos, mas este não têm. E a Câmara Municipal deve apoiar em primeiro lugar os desportos que todos e qualquer um possa praticar, sem grandes custos e com os meios que a natureza nos dá.
Além disto temos a possibilidade de vir a ter participantes nos Jogos Olímpicos. A entrega de medalhas de mérito municipal no dia de Ponte de Lima é um incentivo mas decerto que não chega, é pouco.
O apoio efectivo à canoagem é uma obrigação até porque os jovens não pedem mais do que é justo e benéfico em geral. Que se limpe o Rio, que se constitua um verdadeiro açude reversível em ocasiões em ocasiões em que tal se imponha. Esta Câmara tem de abandonar de vez os seus preconceitos anti-desportivos.
Obs. Intervenção para o Período de Antes da Ordem do Dia da sessão da Assembleia Municipal de Ponde de Lima de 25 de Abril de 2009

Sem comentários: